Caso de policiaPor volta das 08h00 da manha de segunda-feira (28), compareceu na sede da Polícia Militar de Araxá, uma vítima de 81 anos, relatando que na data de 25/05/2019 por volta de 09 horas, recebeu uma ligação em seu telefone fixo, onde um indivíduo se identificou como sendo seu sobrinho e afirmou que estava deslocando para a cidade de Araxá para visitá-la, porém seu veículo havia apresentado problemas mecânicos. O suposto sobrinho forneceu um número telefônico que seria de uma seguradora e uma conta bancária para que a vítima pudesse ajudá-lo depositando a quantia de R$500,00 para que fosse acionado o mecânico e sanado o problema. A vítima realizou o depósito, porém, em seguida, o suposto sobrinho ligou novamente, o que lhe causou estranheza. Em contato com parentes, a vítima constatou que seu verdadeiro sobrinho se encontrava em casa, e só então percebeu que se tratava de um golpe de estelionato conhecido como “Golpe do Telefone”. A Policia Militar registrou o boletim de ocorrência para providencias cabíveis.

 

DICAS PMMG:

  • O que leva as pessoas a caírem nesse golpe geralmente é a vontade de ajudar o familiar. É necessário que a pessoa, antes de tomar qualquer decisão, se acalme, e cheque as informações. Conferir se o número do telefone de que recebeu a ligação é o mesmo do parente e entrar em contato com os familiares mais próximos da pessoa para saber se realmente a situação tem possibilidade de ser real.

 

  • Deve-se tentar inverter a lógica do golpista e extrair da pessoa que ligou o maior número possível de informações, em vez de cedê-las. Tente se manter calmo e conseguir o nome de quem ligou, pergunte de quem é filho ou filha, onde está e qualquer outro detalhe capaz de identificar a pessoa. Na dúvida, desligue e ligue você para o suposto parente que pediu ajuda.

 

  • Para evitar golpes como esse, desconfie de números de telefones desconhecidos e de prefixos de lugares distantes, de onde não possui parentes ou se quer conhecidos.

 

  • Jamais faça transações bancárias antes de confirmar a veracidade dos fatos. Ligue para o parente ou pessoa que solicita a ajuda e certifique-se da situação.

About the Author


Comments are closed.

DICAS DO SARGENTO AMILTON:

Produzido por futebolaraxa.com.br

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS

Arquivos de Posts


Últimas Notícias


Direto ao Assunto


Siga-me

https://www.facebook.com/amilton.moreira.7334 https://www.facebook.com/amiltonmarcos.marcos http://www.futebolaraxa.com.br/NOVOSITE/?page_id=7341 http://www.futebolaraxa.com.br https://twitter.com/amiltonmarcos