plantao policialNo dia 11 de julho de 2019, por volta das 20 horas, compareceu à Base De Segurança Comunitária da Polícia Militar em Araxá, um senhor, relatando que por volta das 14 horas visualizou o anúncio de um caminhão através do aplicativo “OLX”, entrando então em contato com o possível dono do veículo. Em conversa com o estelionatário, percebeu se tratar de um golpe quando o suposto proprietário do caminhão disse que estaria em outra cidade recebendo uma dívida de um primo, enviando uma foto de uma CNH. Ao perceber a tentativa de golpe, o solicitante conseguiu falar com o real proprietário do caminhão, confirmando que realmente se tratava de um golpe, não tendo enviado nenhum valor ao estelionatário.

 

Entenda como funciona a fraude e siga as dicas da PMMG para não cair nesse golpe!

 

Para consumar o crime, golpistas clonam anúncios de venda particulares publicados na internet (sites de comércio eletrônico e redes sociais). No falso anúncio, o mesmo veículo é oferecido pelo golpista por um valor abaixo do anunciado na publicação original, porém com os dados de contato do próprio infrator.  Quando potenciais compradores, atraídos pelo preço abaixo da tabela, entram em contato com o golpista, começa um verdadeiro “teatro criminoso”.

Ao interessado na compra, o infrator se identifica como proprietário do automóvel. Para o verdadeiro proprietário, o falsário se passa por comprador. Toda essa intermediação ocorre por aplicativos de mensagens, com a troca de informações confidenciais, fotos do veículo e de seus documentos, dados pessoais dos envolvidos etc. Um erro que expõe todos ao risco!   Mantendo contato com as vítimas apenas por aplicativos de mensagens, é comum o estelionatário alegar parentesco com uma ou outra parte envolvida, o que acaba alimentando erroneamente a credibilidade da venda. Para ludibriar compradores e vendedores, outras histórias semelhantes, bem elaboradas e igualmente fraudulentas podem ser criadas.  Quando o estelionatário convence o comprador a transferir o dinheiro para a conta de um terceiro, um “laranja”, está concretizada a perda, já que a vítima nunca receberá o veículo negociado.

É preciso ficar atento! Jamais compre ou venda qualquer bem através de intermediários. Certifique-se de negociar apenas com o proprietário, e nunca transfira ou deposite valores na conta de terceiros. Outras dicas importantes: não compartilhe informações pessoais, documentos ou dados bancários com estranhos e, especialmente, acione a Polícia Militar sempre que suspeitar que algo está errado!


About the Author


Comments are closed.

DICAS DO SARGENTO AMILTON:

Produzido por futebolaraxa.com.br

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS

Arquivos de Posts


Últimas Notícias


Direto ao Assunto


Siga-me

https://www.facebook.com/amilton.moreira.7334 https://www.facebook.com/amiltonmarcos.marcos http://www.futebolaraxa.com.br/NOVOSITE/?page_id=7341 http://www.futebolaraxa.com.br https://twitter.com/amiltonmarcos