caminhos de luz22População de Araxá e turistas  também se encantam com iluminação e objetos artísticos instalados ao longo da Avenida Imbiara 

 

 

As noites na região central de Araxá já não são mais as mesmas. Inaugurado, o projeto “Caminhos de Luz” transformou espaços públicos e turísticos em pontos culturais e de encantamento. “É maravilhoso. Vim com toda a família porque uma vizinha veio antes e me contou que era muito bonito. Ela tinha razão. Valeu a pena pegar o ônibus e vir”, conta a vendedora Lourdes Teixeira.

 

Lourdes e a família acompanharam maravilhadas as projeções realizadas na fachada da Igreja Matriz de São Domingos. A projeção é feita com vários projetores, em diferentes ângulos, em apresentações que vão até o dia 10 de dezembro. “A gente passa aqui todos os dias e às vezes nem repara que a Matriz é tão bonita. A projeção só realça o que já é maravilhoso e só podemos agradecer por essa oportunidade” , ressalta a professora aposentada Sheila Rodrigues.

 

Bem imóvel tombado pelo município, a Matriz de São Domingos de Gusmão é um marco arquitetônico da região central de Araxá. Seu estilo reúne características romanas com elementos góticos, belíssimas pinturas murais, vitrais e elementos decorativos. Com as projeções, além da beleza em si, o prédio ganha cores em formatos geométricos e por meio das mandalas da artista Patrícia Valle Sandim. “É um presente para toda a comunidade, uma oportunidade única de presenciar um espetáculo de cores e luzes que valoriza nossos talentos locais”, comenta a presidente da Fundação Acia, Régia Côrtes.

 

Vale a pena seguir…

Quem vai visitar a Igreja Matriz no espetáculo das projeções deve continuar o “caminho de luz” pela Avenida Imbiara. Arborizada e com um canteiro central bem estruturado, a avenida em si merece um olhar diferenciado. A iluminação e objetos artísticos instalados ao longo da via complementam o cenário de beleza.

 

Os destaques, com certeza, são as três instalações em estrutura de aço que deram cara nova às rotatórias da Avenida Imbiara. O portal triangular, fica na Rotatória do Colégio Dom Bosco e foi construído com 10 peças de metalon 50x50mm e Iluminado por 90m de fitas de neon led, formando silhuetas, com dimensão de três metros de altura, o que possibilita a passagem através dele. “Lindo. As fotos que a gente fez aqui ficaram perfeitas. Já inclusive postamos nas nossas redes sociais”, diz a estudante Letícia Lima.

 

Os outros portais com estrutura semelhante ficam na rotatória do Estádio Municipal (portal em arco) e na Rotatória da Escola Vasco Santos (portal de quadros retangulares em movimento). As obras são da arquiteta Fernanda Fava. “A intenção é proporcionar espaços de liberdade de expressão, apresentando aos cidadãos de Araxá arte interativa lumínica, causando sensações , criando cenários e marcos iluminados em vários pontos da cidade”, explica Fernanda.

 

Entre as rotatórias, mais luzes. Obra assinada por Ivana Guimarães e Adelina Rezende, nos canteiros centrais da Avenida Imbiara foram instalados anéis metálicos de 1.50m de diâmetro, iluminados com fita de led, fixados com cabos de aço nas árvores de maior porte, marcando o percurso entre uma obra e outra, complementando as obras dos portais. “Lindo. Vale a pena visitar e trazer a família.  Nos divertimos muito”, diz a dona de casa Estela Silva.

 

Um presente de Natal

Todas as atrações são gratuitas e vão ser exibidas diariamente, no período de 25 dias de 18h às 6h.

 

O “Caminhos de Luz”  é uma promoção da Fundação Cultural ACIA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio  máster da CBMM e patrocínio da Cemig; apoio da Prefeitura Municipal de Araxá e ACIA.

 

 

Serviço

CAMINHOS DE LUZ

Data: de 01 a 25/12

Local:  Parque do Cristo, Avenida Antônio Carlos e Avenida Imbiara

Horário: de 18h às 06h

Exposição gratuita

 

 

 


Category: Social

About the Author


Comments are closed.

DICAS DO SARGENTO AMILTON:

Produzido por futebolaraxa.com.br

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS

Arquivos de Posts


Últimas Notícias


Direto ao Assunto


Siga-me

https://www.facebook.com/amilton.moreira.7334 https://www.facebook.com/amiltonmarcos.marcos http://www.futebolaraxa.com.br/NOVOSITE/?page_id=7341 http://www.futebolaraxa.com.br https://twitter.com/amiltonmarcos