TeatrooooooooooooooooooooooooooooooooQuem passou nesta segunda-feira (9) pelo calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel se surpreendeu. A apresentação de um coral entre as pessoas que circulavam pelas lojas fez muita gente parar por alguns minutos e sair da rotina para admirar. “Lindo! Fiquei emocionada com as músicas e com quanto as crianças cantam bem”, comenta a aposentada Ieda de Paula.

Durante pouco mais de trinta minutos o clima de Natal tomou conta de todos que passavam pelo local, além de comerciantes e vendedores. O Coral Doce Melodia, formado por alunos do projeto AABB Comunidade, apresentou músicas relativas à época. “No repertório tivemos ‘Trem Bala’, ‘Era uma vez’, ‘Vamos construir’, ‘Bate o sino’, entre outras. A mensagem principal é a construção da paz”,  explica a diretora do Coral, Cristiane Borges Santos.

Ao longo do mês as apresentações vão envolver centenas de pessoas em locais como a Prefeitura, Banco do Brasil,  Expominas, Tauá Grande Hotel e CBMM. Encantamento que é um reflexo de um grande trabalho com crianças carentes e que envolve equipes do projeto e da Prefeitura ao longo do ano. “São alunos de seis a quinze anos. Todas essas crianças são atendidas nas escolas municipais de Araxá e no extraturno elas ficam lá na AABB. Os professores vão até lá, ensaiam com as crianças e a gente tem a possibilidade de, assim, oferecer à comunidade apresentações como estas”, explica Leda Amorim, coordenadora do projeto AABB Comunidade.

Teatro Municipal – Segunda

Nesta segunda-feira (9) tiveram início no Teatro Municipal as apresentações da Escola de Dança e Arte – Vidançarte. A escola tem 20 anos de atividades e oferece, entre outras, aulas de jazz, ballet, dança do ventre e hip hop. Já são sete anos de apresentações no FestNatal Araxá. “Aqui podemos mostrar nosso trabalho, o talento das nossas bailarinas ao público”, comenta a proprietária da escola,  Poliana Ribeiro.

Mantendo a tradição, o público lotou o teatro. “Todo ano plateia cheia, graças a Deus. Estamos em três dias seguidos do festival e todos os alunos estão muito empolgados”, diz Kemily Emily, que participou das apresentações.

O espetáculo apresentado nesta segunda começou a ser preparado há três meses. “Envolvemos turmas do infantil, jovens e adultos. O FestNatal Araxá valoriza muito a nossa cultura, a dança de forma especial”, ressalta o coreógrafo Roger Santiago.

Teatro Municipal- Domingo

No domingo o CDK apresentou outros dois espetáculos. O primeiro foi “Hip Hop: Deuses Indianos Urbanos”. “A preparação para este espetáculo foi bem intensa. A gente começou há alguns meses com ensaios intensos, muita pesquisa de música,  figurino, nos dedicamos ao máximo para mostrar a cultura indiana e foi tudo lindo, maravilhoso”, diz o coreógrafo de danças urbanas Felipe Aparecido de Lima.

O segundo espetáculo, na verdade, é o resumo do sucesso da Companhia de Dança. A apresentação foi a “Noite de Gala CDK: Premiados 2019″ . “Apresentamos danças premiadas ao longo do ano, com muito trabalho, muita pesquisa e comprometimento dos professores, coreógrafos e dos bailarinos”, diz a proprietária do CDK e coreógrafa Ana Cláudia Silva Ferreira,  que comemora um fim de semana de sucesso de público. “FestNatal é um xodó. É calendário da cidade,  a cidade merece, tem porte cultural para receber um projeto tão importante para a comunidade e até mesmo para a educação cultural do nosso povo”, elogia.

O povo na praça

O poeta já dizia: “a praça é do povo”. Quando uma série de atividades é planejada e executada pensando nisso, o sucesso é garantido. “Todo ano a gente vem. Esse ano a praça tá muito bonita, as crianças estão aproveitando bastante”, diz a gerente financeira Sônia Gonçalves.

Ao longo do fim de semana a praça Governador Valadares foi um dos pontos mais visitados de Araxá. “Esse ano superou os outros. Nós achamos que está mais bonita a decoração e as atividades que estão sendo desenvolvidas também estão bem melhores”, ressalta o construtor Roberto José da Cruz que havia acabado de acompanhar a filha numa oficina de pintura de rosto.

Além desta, as crianças se divertem em desenhos, recortes, pinturas e têm ainda a oportunidade uma de uma experiência ligada à  culinária com a produção de cupcakes de chocolate e biscoitos de Natal no formato de pinheiro e boneco de neve. Elas podem confeitar e têm a opção de embalar e levar para casa ou comer na hora. “Gostamos demais e, com certeza, vamos voltar em outros dias”, antecipa a secretária Valéria Aparecida Silva.

Gustavo Henrique é do Sul de Minas e chegou há um mês em Araxá. Ele levou a família para conhecer as atividades e a decoração da praça e conta que todos ficaram impressionados. “Tudo muito bem montado, bonito, organizado, movimentado e de graça. Achamos muito bom e vamos trazer a criança outras vezes”.

A Vila do Noel fica aberta diariamente de 17h às 20h. Todos os dias também ocorrem apresentações culturais. “É muito importante podermos relembrar essa data que é tão significativa e comemorar ela com um evento deste aqui, com uma estrutura desta é bom demais”, diz Jorge Marcos inspetor de qualidade.

Programação:
Quarta-Feira (11)
Teatro Municipal
19h30 Vidançarte – Escola de Dança e Arte

Vila do Noel – Praça Governador Valadares
17h30 – Atividades para crianças

Itinerantes
14h – Coral AABB Comunidade no Banco do Brasil

Tudo gratuito
Todas as atividades do FestNatal Araxá são gratuitas e abertas ao público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio máster CBMM, patrocínio de Zema, Bem Brasil, Mart Minas, Rio Branco Combustíveis, Codemig e Governo de Minas; com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA e TV Integração.

Serviço:
FestNatal 2019
Data: de 1º a 23/12
Local: Teatro Municipal + Praça Governador Valadares + Expominas + atividades itinerantes

​Daniel Nacati

ATRÊS Comunicação

+55 34 9 8893 8809 (Whatsapp)

 


About the Author


Comments are closed.

DICAS DO SARGENTO AMILTON:

Produzido por futebolaraxa.com.br

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS

Arquivos de Posts


Últimas Notícias


Direto ao Assunto


Siga-me

https://www.facebook.com/amilton.moreira.7334 https://www.facebook.com/amiltonmarcos.marcos http://www.futebolaraxa.com.br/NOVOSITE/?page_id=7341 http://www.futebolaraxa.com.br https://twitter.com/amiltonmarcos