Caso de policiaNo dia 16 de dezembro de 2019, por volta das 17 horas, uma vítima de estelionato de 38 anos procurou a Polícia Militar relatando que no dia 12/12/2019 estava negociando com uma suposta empresa de leilões, para a compra de um caminhão. Conforme orientada, a vítima realizou a transferência bancária relativa ao lance e à comissão em nome de um terceiro. No dia 14/12/2019 foi combinada a entrega o caminhão, porém além de não entregar o bem, os golpistas bloquearam qualquer canal de informações. Só então a vítima constatou tratar-se de um golpe.

COMO SABER SE O SITE DE LEILÃO OFICIAL É FALSO OU VERDADEIRO

ü  SITE VERDADEIRO: Muda o formato e conteúdo do site de leiloeiro para leiloeiro, cada um tem a sua personalização.

Tem o nome completo do leiloeiro e número de registro na Junta Comercial do Estado e telefone fixo.

SITE FALSO: Sempre o mesmo formato e conteúdo, mudam de nome constantemente após enganar uma vítima.

 

ü  SITE VERDADEIRO: Na maioria (quase 100%) o nome do site é o mesmo do leiloeiro oficial.
SITE FALSO: Cem por cento tem o nome fantasia, não tem o nome dos responsáveis e só atendem via celular ou WhatsApp.

 

ü  SITE VERDADEIRO: Não exige cadastro prévio para visitação dos bens, cujo local consta no site.

 

SITE FALSO: Obrigam você a se cadastrar previamente, enviar cópias dos seus documentos pessoais via WhatsApp. Os bens são só fotos roubadas e o local são falsos e inexistentes.

 

ü  SITE VERDADEIRO: O menu é completo e varia conforme o leiloeiro. As informações são precisas e confiáveis.

SITE FALSO: O menu é sempre o mesmo e todas informações são falsas, os textos não condizem com o título: Home, Sobre nós, o Leiloeiro, Contato, Cadastro e Login - ao acessar o menu, nada informa conforme o título pesquisado, contém mensagem completamente diferente e sem nexo. Ao enviar um e-mail ocorre sempre um “erro” e não envia.

 

ü  SITE VERDADEIRO: A terminação do site é sempre .com.br (ponto com ponto br); são registrados no Brasil (registroBR).

SITE FALSO: A terminação é sempre .com (ponto com), o site é registrado fora do Brasil para não identificar os responsáveis.

 

ü  SITE VERDADEIRO: Nunca pede para você fazer o cadastro para poder visitar os bens e informa o local onde você vai e tem acesso aos veículos, sem precisar fazer cadastro para visitação e o horário é diário sem nenhuma restrição ou exigência.

SITE FALSO: Exige que você faça o cadastro antes, limita o dia e horário para ver os bens (que não existem) e o local indicado é falso geralmente com uma foto da localização do Google Maps, situado na periferia e de difícil acesso.

 

ü  SITE VERDADEIRO: O Pagamento do veículo ou bem arrematado é feito somente no nome do leiloeiro oficial.

SITE FALSO: A sua oferta sempre será a vencedora, imediatamente pedem que você deposite o valor do seu lance na conta bancária de um “representante financeiro” que é membro da quadrilha no prazo de 24 horas, esta figura comercial não existe no leilão oficial verdadeiro e em lugar nenhum.

 

ü  SITE VERDADEIRO: As modalidades de leilão são presencial (onde você vê os veículos e faz a sua oferta) e o leilão online (via site do leiloeiro) com todas informações sobre dia, local e hora para realização do leilão e visitação dos bens.
SITE FALSO: Informa que o leilão é presencial e online mas, só existe o falso leilão online. Se perguntados, dão o nome de um leiloeiro oficial registrado, você pesquisa e realmente encontra só que estão usando o nome do leiloeiro oficial ilegalmente, para enganar você.

 

SEJA PRUDENTE PARA NÃO SER ENGANADO:

Nunca faça o seu cadastro sem antes ver e examinar os bens no local indicado no site.
Não pague nada adiantado em nome de quem você não conhece, o tal “representante financeiro”. Evite comprar em leilão via internet. Dê preferência ao leilão presencial com a presença do leiloeiro e demais interessados.
Fonte: https://leiloeirosdobrasil.com.br
Ivanildo Pontes – Professor do Curso Preparatório para Formação de Leiloeiro Oficial
Editor e jornalista responsável pelo portal Leiloeiros do Brasil


About the Author


Comments are closed.

DICAS DO SARGENTO AMILTON:

Produzido por futebolaraxa.com.br

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS

Arquivos de Posts


Últimas Notícias


Direto ao Assunto


Siga-me

https://www.facebook.com/amilton.moreira.7334 https://www.facebook.com/amiltonmarcos.marcos http://www.futebolaraxa.com.br/NOVOSITE/?page_id=7341 http://www.futebolaraxa.com.br https://twitter.com/amiltonmarcos