Por volta das 11h00 da manha de terça-feira (17), a Polícia Militar foi acionada a comparecer em um estabelecimento comercial situado no bairro Cincinato de Ávila em Araxá, onde a vítima relatou que se encontrava em sua loja quando entrou um indivíduo moreno, de aproximadamente 1,75m de altura, com idade entre 21 a 25 anos, rosto com espinhas, trajando bermuda cor preta, boné escuro e camisa de manga longa cor azul. De posse de uma arma de fogo, o autor anunciou o assalto exigindo que lhe fossem passados os celulares da loja. Após a vítima entregar um aparelho celular, o autor evadiu correndo. Foram iniciados rastreamentos e por volta das 16 horas, por meio de imagens obtidas pelas câmeras da Central de Videomonitoramento, foram realizadas diligências na tentativa de localizar o autor do roubo. Durante patrulhamento pelo BAIRRO SANTA RITA II, o autor de 24 anos foi visualizado transitando pela via, sendo abordado. O autor confessou ter praticado o roubo e disse que havia vendido o aparelho celular a um indivíduo morador do Bairro Novo Horizonte para compra de pedras de crack e que o simulacro utilizado no crime se encontrava enterrado na residência de sua irmã no BAIRRO PÃO AÇÚCAR IV, local onde o simulacro foi localizado e apreendido. A Polícia Militar deslocou até a residência do receptador porém ele não se encontrava, sendo feito contato com sua genitora. Posteriormente, a genitora do autor fez contato com a Polícia Militar noticiando que o celular havia sido localizado, sendo que o autor passou a localização do aparelho por ligação telefônica. Em virtude dos últimos roubos ocorridos no setor com o mesmo modus operandi e mesmas características do autor, este foi reconhecido como autor de roubo a mercearia ocorrido no dia 13/03/2020 no bairro Pedra Azul e como autor de roubo a um bar localizado no bairro Ana Antônia ocorrido no dia 14/03/2020. O autor confessou ter praticado todos esses delitos, sendo preso juntamente com o material apreendido. Diligências prosseguem na tentativa de localizar e prender o autor da receptação.
DICAS PMMG – COMERCIANTES:
- Preste atenção ao movimento nas imediações de sua rua. Percebendo a presença de pessoas ou veículos estranhos e em atitudes suspeitas, informe à Polícia Militar, disque 190.
- Faça um exame cuidadoso do aspecto físico do seu imóvel e procure melhorar a segurança dos pontos vulneráveis.
- Instale dispositivos de segurança.
- Reforce a tranca das portas, evite janelas de vidros muito grandes.
- Tenha sempre um lugar seguro para guardar mercadorias de valor e dificulte todos os acessos fáceis para um ladrão.
- Evite deixar grandes quantias de dinheiro no caixa. Recolha esses valores e coloque-os em lugar seguro, sempre em quantias e horários alternados, sem alarde e preferencialmente fora do seu estabelecimento (cofre, banco e outros).
- Oriente seus funcionários a não reagirem em caso de roubo.
- Procure instalar os caixas longe da porta de entrada ou saída do estabelecimento.
- Coloque alarmes para acionar vizinhos ou a polícia.
- Oriente os seus empregados e clientes a terem cuidado com bolsas e sacolas de compra.
- Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos e características dos marginais que estão atuando na região.
- Evite deixar produtos expostos do lado de fora da loja.
- Evite deixar a sua loja com só uma pessoa ou vendedor. Infratores em número de dois ou três usam da tática de desviar a atenção do vendedor enquanto os outros furtam produtos e dinheiro do caixa.
- Deixe sempre atualizado a relação de endereços de funcionários e ex-funcionários da sua empresa.
- Na execução de serviços bancários evite rotinas e instrua o funcionário designado para tais atividades sobre as medidas de segurança necessária(s).
- Produtos de grande valor não devem ficar expostos sem a devida segurança. Ao final do expediente eles devem ser guardados num cofre.
- Ao encerrar as atividades da sua empresa nunca deixe as portas abertas à meia altura. Feche-as por completo. Se houver clientes no interior da loja eles devem sair pelos acessos de funcionários e, de preferência, com seguranças.
- Certifique-se que ninguém permaneceu escondido na loja após o horário de expediente.
- Evite deixar acumular grandes quantias de dinheiro no caixa.
- Faça o fechamento do caixa sempre perto de algum alarme, telefone ou dispositivo acionador de vigilância.
- Antes de dar emprego, peça referências sobre o novo funcionário, situação financeira, círculo de amizades, locais onde costuma frequentar, etc.
- Sempre que ocupar um novo imóvel lembre-se de trocar as chaves do novo estabelecimento.
About the Author
DICAS DO SARGENTO AMILTON:
Produzido por futebolaraxa.com.br
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS
Últimos Comentários