Por volta das 13h00 da tarde de quarta-feira (18), a Polícia Militar foi solicitada por uma vítima que relatou que teve seu aplicativo WhatsApp clonado, sendo que o infrator enviou várias mensagens para seus contatos, pedindo dinheiro emprestado via transferência bancária. Uma das mensagens foi destinada ao pai da vítima, onde o autor alegava que a havia sequestrado e solicitava dinheiro. Como a vítima percebeu rapidamente o ocorrido e alertou seus contatos, não foi constatado nenhum depósito ou transferência ao autor. Boletim de ocorrência registrado para providencias cabíveis.
COMO SE PROTEGER:
- O WhatsApp recomenda a “ATIVAÇÃO DA VERIFICAÇÃO DE DOIS PASSOS” como medida de proteção. Com o recurso habilitado, uma conta só pode ser usada em um novo aparelho após a digitação de uma senha de seis dígitos configurada previamente. Sem o código secreto, um criminoso não poderá invadir sua conta no mensageiro mesmo com o chip clonado. O passo a passo é encontrado no próprio aplicativo.
- Também é importante duvidar de mensagens de amigos com pedido de ajuda financeira. A recomendação é ligar para o número do solicitante e checar se os recados no chat são verdadeiros. Na hipótese de o número estar clonado, o criminoso seria obrigado a atender a chamada de voz e, assim, poderia ser descoberto.
Category: Ocorrências, Polícia
About the Author
DICAS DO SARGENTO AMILTON:
Produzido por futebolaraxa.com.br
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DICAS
Últimos Comentários